quinta-feira, 4 de setembro de 2008

RELATÓRIO DO 1º ENCONTRO QUE OCORREU EM 11/08/2008

O I Encontro do Fórum para Integração da sala de aula com a Biblioteca aconteceu no dia 11/08/2008 no auditório da Escola Municipal de Ensino Especial de Venda Nova no turno da manhã com a participação de 35 pessoas entre professores em atuação na sala de aula, coordenação pedagógica, direção e gerência de educação, profissionais em trabalho na biblioteca e a bibliotecária coordenadora do Núcleo de Coordenação de Bibliotecas.
Após a abertura e apresentação dos objetivos do Fórum foi feita uma dinâmica quando cada participante teve oportunidade de falar de seu personagem literário preferido . Foram apresentadas as rotinas diárias de trabalho da biblioteca escolar divididas em três partes: Referência, Acervo e Processamento Técnico, com ênfase maior no setor de Referência.

1 ABERTURA E APRESENTAÇÃO

Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
"Coitado, até essa hora no serviço pesado".
Arrumou pão e café , deixou tacho no fogo
com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.

Ensinamentos, Adélia Prado.


COMENTÁRIO: O encontro entre as pessoas hoje em dia tem sido um artigo de luxo dado o momento histórico que vivenciamos quando nos comunicamos com centenas de pessoas simultaneamente através das tecnologias de informação e comunicação. É tudo muito rápido, objetivo, utilitário demais. Não podemos ser nostálgicos a ponto de não nos conectarmos com o nosso tempo presente, no entanto também não podemos mergulhar de cabeça no turbilhão da modernidade sem fazer os nossos questionamentos e resgatar os valores que nos tornam de fato humanos.

1)FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR: O objetivo de discutirmos este tema: é passar uma visão geral do trabalho da biblioteca escolar para que a partir da visão do todo, os nossos leitores e equipes de trabalho possam compreender, discutir e propor sugestões para os problemas do dia a dia da biblioteca escolar.

2) ROTINAS DE TRABALHO: Durante a explicação sobre as rotinas e o funcionamento da biblioteca escolar foi frisado que o usuário é o foco principal de todo trabalho desenvolvido na biblioteca, sendo que na biblioteca escolar os usuários prioritários são alunos e professores.

3) SERVIÇO DE REFERÊNCIA: Sendo o atendimento a alunos e professores o fator mais importante no trabalho da biblioteca foi dado destaque ao serviço de referência, cartão de visitas da biblioteca ,pois este é o setor que está em contato direto com os leitores.

4) DISCUSSÃO

Aberta a discussão foram levantados os seguintes pontos com relação à biblioteca:

a) Restrição ao acesso dos alunos à itens do acervo.
b) Conscientização da importância de investir os recursos que lhe são destinados.
c) Resistência em implementar mudanças nos quesitos atendimento e layout tanto por parte dos profissionais da biblioteca quanto por parte da equipe pedagógica
d)A rotatividade de pessoal dentro da biblioteca dificulta a realização do trabalho e conseqüentemente a integração da mesma com o restante da escola.
e) Espaço reduzido inviabiliza a realização adequada de algumas atividades
f) A dinâmica da organização do tempo para a articulação dos projetos de incentivo à leitura integrados com as salas de aulas.
g)Adaptação das dificuldades para criar alternativas na resolução de problemas
h)Para a integração entre a sala de aula e a biblioteca é fundamental a articulação da equipe da biblioteca com Coordenação Pedagógica e direção. Esta integração resulta na implementação dos projetos de Incentivo à leitura em toda a escola.

5) DEPOIMENTOS

Alguns professores que estão na regência e auxiliares de biblioteca falaram da integração com a biblioteca citando os projetos que são realizados no dia-a-dia da sua escola. Todos demonstraram o grande prazer em trabalhar dessa forma e o quanto a leitura é importante para o aprendizado do aluno. Quando os projetos incentivam a freqüência dos alunos à biblioteca, acontece uma mudança de postura deste, que passa a ter Zelo com o acervo, respeitar o espaço do outro e a se comportarem melhor em outros ambientes de leitura externos a escola.

6)CONCLUSÃO

A biblioteca escolar da rede pública de ensino proporciona ao aluno o primeiro contato com os livros e com este espaço, principalmente devido as condições sócio-econômicas da comunidade que ela atende. Dentro deste contexto, sua importância se torna maior ao lembrarmos que ela também forma leitores de todas os outros tipos de bibliotecas, pública, universitária e especializada, e que o ser humano leva essa vivência de uso por toda sua vida seja ela positiva ou negativa.
A biblioteca não é um setor separado da escola, ambas tem um objetivo comum que dentre outros está a formação do aluno-leitor e o contato deste com os diferentes suportes para obter informação desejada, tanto escolar quanto pessoal.

7) DINÂMICA DE ENCERRAMENTO

Durante a dinâmica de encerramento todos os presentes foram convidados a fazer uma reflexão acerca das virtudes importantes para o processo de integração: Solidariedade, diplomacia, modernidade, conhecimento, entre outras virtudes.

8) AVALIAÇÃO

A avaliação do evento pelos participantes ficou entre bom e ótimo e foi sugerido para os próximos encontros demonstrações práticas de como se trabalhar com projetos literários, bem como palestras com escritores e/ou pesquisadores.

Nenhum comentário: