segunda-feira, 7 de julho de 2008

PROJETO

PROJETO DO FORUM PARA A INTEGRAÇÃO DA BIBLIOTECA COM A SALA DE AULA

1Definição: Encontros regulares de profissionais que atuam em biblioteca ( bibliotecários, auxiliares de biblioteca e professores em readaptação funcional) com professores atuando em: sala de aula, direção, coordenação, gestão e em outros cargos na SMED.

2 Objetivo geral: Promover a integração dos profissionais da educação que atuam em diferentes espaços de trabalho ( biblioteca, sala de aula, coordenação, direção e gestão) para que possam ter ações afinadas no que se refere às práticas de leitura na escola.

3 Objetivos específicos:

a)Aproximar e unir os diversos profissionais que trabalham em escolas municipais;

b)Informar e sensibilizar o grupo de professores sobre a especificidade e importância das rotinas de trabalho da biblioteca;

c) Promover a troca de experiências com projetos de leitura dos diversos profissionais que atuam tanto em sala quanto em biblioteca;

d)Divulgação dos projetos de leitura desenvolvidos nas escolas: seja na biblioteca, sala de aula ou integrados.

e)Divulgação de experiências importantes de projetos de leitura que são feitos através da integração da biblioteca com a sala de aula ;

f)Levantar as demandas informacionais dos usuários de biblioteca.

g)Fomentar discussões pertinentes à educação.

4 Justificativa

Como bibliotecárias da Rede Municipal de Educação sempre atuamos junto aos auxiliares de biblioteca e professores em atuação na biblioteca, orientando sobre a organização e funcionamento da biblioteca através de visitas periódicas, reuniões de equipe, reuniões regionalizadas e reuniões no Núcleo de Coordenação de Bibliotecas. Além destas atividades sempre buscamos de alguma forma a articulação com a equipe de professores atuantes em escolas. Sendo a organização do tempo escolar dos professores também muito dinâmica o encontro entre os bibliotecários e professores tem ficado cada vez mais difícil de acontecer, dado à quantidade de demandas que ambos os grupos de funcionários da biblioteca e professores devem atender. Observamos que quando ocorre, de alguma forma, o encontro da equipe da biblioteca com a equipe de professores temos conseguido bons resultados e avanços sobre a qualidade dos serviços prestados pela biblioteca e sobre a melhor utilização da mesma pelos professores.
A proposta do Programa Alfaler reconhece a importância desta integração ao instituir que o bibliotecário deverá ser o responsável pela articulação das comissões de leitura nas escolas. Neste contexto, a proposta do Forum de leitura para a integração da biblioteca com a sala de aula é uma iniciativa para implementar as ações propostas pelo Alfaler através da sensibilização e troca de experiências entre os educadores que atuam em toda a Rede Municipal de Educação. Atualmente contamos com muitos recursos de comunicação que favorecem a troca de informações no entanto, acreditamos que o encontro presencial é imprescindível para a sensibilização e formação dos profissonais mediadores de leitura na sala de aula e na biblioteca. Desta forma sugerimos que este Fórum aconteça em todas as regionais, nas mais diferentes escolas e turnos para que um número significativo de profissionais da educação possam conhecer, valorizar, utilizar e solicitar um serviço de biblioteca de qualidade para dar suporte ao seu trabalho como educador.

5 Metodologia

1 Reuniões para discussão da proposta entre as bibliotecárias interessadas em participar da organização do Fórum;

2 Definição do tema do 1º encontro do Fórum;

3 Organização das atividades relacionadas ao tema;

4 Definição do local e data ;

5 Agendamento do espaço;

6 Solicitação de lanche;

7 Divulgação: solicitação de produção de folhetos e cartazes sobre o Fórum e distribuição deste material impresso junto às escolas e regionais.

8 Realização do 1º encontro do Fórum;

9 Avaliação;

10 Planejamento do 2º encontro do Fórum.

7 Referências Bibliográficas

1 MILANESI, Luís. Biblioteca. Cottia, SP: Ateliê Editorial, 2002.
2 SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas, SP: Papirus, 1986.

Um comentário:

Biblioteca Paulo Lucio da Rocha disse...

Gostei muito da idéia e gostaria de saber quando será o 1º encontro do FORUM?